terça-feira, 25 de outubro de 2011

Intelectuais e ignorantes.

Dizia-me pobremente que os cultos e intelectuais são depressivos e tristes. Devo concordar? Logo me vem em mente a maior interrogação Clariciana: "O que se há de fazer com a verdade que todo mundo é um pouco triste e um pouco só?" Concordei que os intelectuais e cultos são depressivos. Mas concordei em parte, afinal falava-me como se só estes fossem tristes e só, e depressivos. Pois embora os ignorantes sejam aparentemente mais despreocupados, e Cazuza tenha dito um dia: "Os ignorantes são maisfelizes." Não quer dizer que eles não tenham suas parcelas de tristezas pra pagar.
Pois há momentos na vida destes que eles também se sentem infelizes por não possuir conhecimento necessário para mudar de vida, mudar de rumo, mudar de nível social e por diante assim. Daí parte a frase Veloso: "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é". Todos tem a consciência de que são felizes e tristes por seus próprios motivos, não há como generalizar, quem é mais e quem é menos feliz. Acontece que uns são mais, outros menos, eu bem que queria que alguém fosse mais feliz e provavelmente eu gostaria de ficar entre esses,ou não. Pode ser que a alegria seja prejuízo em certos momentos da vida. Eu quero a leveza de acordar bem disposto, e ter saúde até os 70 anos. Quero morrer e ter um nome conhecido. Quero ser famoso mas ter que me conheça de verdade. Quero ser anônimo mas ser mais importante pra alguém do que qualquer celebridade. Quero saber escutar músicas num bom gosto refinadíssimo e saber ouvir e acatar conselhos de alguém que tem um péssimo gosto musical, cultural. Pois a vida é muito mais ultrajante que qualquer padrão cultural ou social. A vida é enorme e nela há espaço para todo tipo de vida que for capaz de suportar. Tem vezes que não suportamos sequer encarar na imaginação a vida de outros, de uma criança com câncer maligno no cérebro, de uma mãe que foi abusada sexualmente por um dos filhos. E outras vidas. Mas no fim das contas o que nos restará mesmo é um último suspiro. E talvez nem esse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário