terça-feira, 8 de novembro de 2011

Cowboy dentro da lei!

Todas as leis do humor estão presentes na peça "Cowboy fora da lei", um espetáculo teatral que foi apresentado no teatro da cidade do saber no dia 30/10. A peça foi ovacionada positivamente pela platéia presente. O rascunho para um futuro musical em homenagem à cidade de Camaçari e seus personagen, se deu em apenas uma exibição. 12 atores e quase o dobro de personagens cômicos, angariaram sequencias de risos da platéia. É perceptível que havia o plano de ser um texto tão humorístico, quanto dramático; porém, apenas um momento reflexivo ficou claro ao público. Que se deu num protesto referente "a cerca da cidade": o pedágios. Um texto muito bem desenvolvido, com trocadilhos extremamente bem elaborados que montaram uma história que aguçou o interesse do público presente.
Um personagem chamado "Kid Mcgold", herdou do pai uma paixão por histórias de faroeste e afins. Veio morar ainda criança na cidade de Camaçari, quando descobre que o tio trabalhava como "peão" do pólo petroquímico, e se interessa por esse ofício, com o objetivo de realizar seu sonho, como também rememorar a paixão do seu progenitor. Porém nunca ficou claro para o personagem plano, a verdadeira ocupação do tio.
O texto foi desenvolvido por duas talentosas alunas do projeto "Boca de Cena" Fernanda Crescêncio e Kátia Letícia. Ao início da apresentação foi informado aos presentes que houveram modificações no texto. Já que sucedeu estas modificações: Haveria a possibilidade de uma melhora na elaboração de falas, em que estas fiquem mais objetivas e com um apelo emocional superior ao que foi apresentado. Apesar de válido, o protesto contra a portagem, infelizmente comprometeu a verossimilhança do texto. Visto que a relação entre a história do anti-heroi com aquele contexto social não era tão assimilado pelo público, e visto que a narrativa é obrigada a ser mais coerente que a vida

Quatro diretores, supervisionados por Fernando Guerreiro, foram imprecindíveis para direcionar de modo impecável doze atores, que foram apresentados quase que com o rótulo de "amadores" embora boa parte já vistos nos palcos da cidade. O protagaonista foi encenado por um aluno que praticamente caiu de paraquedas no projeto, e acaba de se inserir num cenário de artístas com talento nato e um futuro altamente promissor, caso ocorra uma dedicação lúcida ao estudo das artes cênicas. A participação de atores com uma paixão teatral que ferve, como Emizarlan Souza e Dalva Pires que encenaram caricaturas com tamanha propriedade, fizeram com que ficassemos anciando o momento detes entrarem em cena! Sem exageradas demagogias está no poder de todos envolvidos com o projeto boca de cena, consequentemente com a peça "Cowboy fora da lei" fazer deste músical por lei obrigatório a momentos de descontração e contextualização no cenário municipal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário