quinta-feira, 8 de março de 2012

Felicidade marítima.

Me disseram pra ser otimista. Para deixar de ser pessimista! E isso não tem absolutamente nenhuma coerência de acordo com os rios que mergulhei durante a minha vida! Me ame!
Sempre me disseram pra ter cuidado com os buracos, com o fundo do mar, pra ficar sempre na beira da praia. E eu fiquei, até o momento que percebi que já era alto o suficiente para ir um pouco mais à frente e não se afogar. Rasguei de rir quando percebi,que pisar na areia onde as ondas se formam é mais macia e forma um piso marítimo decorado por algas. Hoje eu olho as ondas que se quebram ali onde eu ficava sentado. E lembro de quando elas quebravam em mim. E eu continuava sentado recebendo cada uma de todas aquelas descargas do mar bipolar onde me meti a nascer. Poderia recuar, poderia me afogar, mas permiti que o anseio de percorrer um caminho de corais e golfinhos e cavalos marinhos; me servisse de ponto de partida para onde cheguei agora. Onde pisei agora. Onde deliro de tanto contentamento.
Contentamento é sinônimo de felicidade? É? Me desculpe o leitor, mas percebo que acabei de cometer uma grande contradição. Sinto tudo menos a felicidade.Não eu não sinto! É por que sorrir não é nada. Sorrir é algo tão mecânico quanto piscar os olhos. Há dias em que preciso sorrir só pra exercitar os músculos da bochecha e simulo algumas gargalhadas pra movimentar a garganta, mas está completamente longe de ser um significado de felicidade. Sim, e isso é ser otimista? Sim.
Rezo que sim e essa prece não será silenciada! Pois, mesmo conseguindo o que eu queria, mesmo rompendo as barreiras que sucediam na minha frente, mesmo lembrando de cada uma delas, eu não consigo me lembrar de ficar feliz por isso, e ainda continuo aqui. Bastaria ajoelhar e eu mergulharia no meu maior ato de covardia, que é me afogar por conta própria, sem a influencia do mar. Isto sim é pessimismo, num único grau o máximo. Estou aqui, saberá se é o mau máximo, ou se é o intermediário das minhas conquistas. Só de certeza tenho algumas. Entre elas está: não estou feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário